www.clicgourmet.com.br

www.clicgourmet.com.br
Um mundo de sabores aqui. Um verdadeiro deleite.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pimenta Biquino Doce


Biquinho Doce


 Por: Chef Djalma Araújo*


Quando as manhãs de quinta se despertam na Rua São Paulo, as barracas da feira livre explodem em cores e aromas, tenho uma atração especial por esse tipo de comércio, desde menino.
Atualmente uso as idas ás feiras para encontrar ingredientes frescos e exóticos e ilustrando esse texto a Pimenta Biquinho, ou pimenta de cheiro, podendo também ser chamada de Biquinho Doce.
Como estamos vivendo certo glamour na busca por sabores e aromas da terra, essa personagem nacional vem ampliando sua participação na preparação de receitas inusitadas e muito bem aceitas pelos paladares mais exigentes.
A nossa pimenta de cheiro, tem origem no Estado de Minas Gerais, mas já alcança quase todo território nacional, e começa a ser muito bem aceita por novos produtores, devido sua grande produtividade quantitativa, sendo que em uma pequena área se produz grande quantidade de frutos.
De formato de coração, pode-se encontrar na cor vermelha, laranja, amarela e verde, dependendo de sua maturação.
Mesmo o mais sensível ao paladar picante deverá sucumbir á essa iguaria se ainda não a 
experimentou.

Dica:
Tente fazer um vinagrete feito com Pimenta Biquinho, cebolas, tomates, ervas frescas, azeite esuco de limão, tenho certeza de que irá se surpreender. 
Neste caso estamos usando um peixe e sobre ele, o vinagrete de Pimenta Biquinho.




O Sushi é Uma Tradição Japonesa de Muitos Séculos e é Uma Delícia da Culinária Moderna.


Por: Claudio Yukio Tazaki*

Temaki:

½ Folha de Nori
Arroz Temperado
Cheiro Verde


Arroz:

1 – Porção de Arroz para cada porção
1 ¼ - Água
¼ - Tempero: 1 porção de vinagre de arroz, 1 açúcar e 1 pitada de sal.


Sugestões de Sushi:

 Salmão: salmão fresco e cebolinha
Califórnia: pepino em tiras, kani kama e manga.
 Salmão Grelhado: salmão grelhado.
Tomate Seco: tomate seco e rúcula.
 Salmão e Cream Cheese: salmão batido e cream cheese.
 Bebida: Saquê



Torta de Morango... Será que Você Vai Resistir essa Delícia!!!!


Por: Chef Mariana Marteli*

Massa:

500 gr farinha de trigo
200 gr de manteiga
1 gema
200 gr açúcar
1 c. chá de fermento quiímico
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Escolhe um dos métodos citados a cima.
 Coloque a massa em uma forma de aro removível, faça alguns furos com um garfo e asse em forno médio até que ela fique dourada.


Creme:

500 ml de leite integral
1  lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 c. sopa rasa de amido de milho
2 gemas


Modo de preparo:

Retire a pele das gemas, acrescente o leite, o leite condensado e o amido.
Dissolva bem, leve ao fogo, mexa sempre e cozinhe por 2 minutos após a fervura.
Retire do fogo e acrescente o creme de leite.
Depois que ma massa e o creme esfriarem, desenforme a massa, coloque o creme e sobre ele morangos.

Decoração:
Morangos e geléia de brilho (opcional)

Essa deliciosa tortinha de morango tem como base uma massa quebrada, conhecida popularmente como “Massa Podre”.

  Essas massas são preparadas a partir de dois métodos:

Sablage: onde se mistura a manteiga gelada com a farinha com as pontas dos dedos até ficar uma “farofa”, desta maneira os grãos de farinha são impermeabilizados evitando assim que os líquidos penetrem rapidamente.

Cremage: se mistura os líquidos, com a gordura e o açúcar até formar uma pasta homogênea, e por ultimo a farinha.
·         Quanto menos esse tipo de massa for manipulado, seu resultado será melhor, pois evita o desenvolvimento do glúten, o que deixa a massa dura.





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Frutas vermelhas e suas propriedades.




Por: Patrícia Tiemi*

As frutas vermelhas como o morango, amora, framboesa e o mirtilo, além do sabor agradável, são fáceis de encontrar nesta época do ano e oferecem diversos benefícios a saúde, entre eles, o poder antioxidante ou de antienvelhecimento, pois contém uma substância chamada ácido elágico, que impede a formação de radicais livres, previne problemas cardiovasculares e provoca aumento da imunidade corporal.
Dentre as propriedades nutricionais das frutas vermelhas, destaca-se:

Morango: pode oferecer 70 gramas de vitamina C em 100 gramas da fruta. Além disso, pode apresentar outros nutrientes como cálcio, fósforo, potássio e vitamina A.

Amora: tem diversas propriedades, dentre as quais as anticancerígenas, combate a osteoporose, devido a concentração elevada de cálcio (46mg em cada 100g da fruta), além disso, pode também ser utilizada como tônico muscular nas práticas desportivas por conter alto teor de potássio (245mg para cada 100g da fruta).

Framboesa: rica em carboidratos e pode ser usada para repor as energias (fornece 57calorias para cada 100g da fruta). A framboesa e a amora também são ricas em fibras (pectina) que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Mas vale aqui destacar que para garantir que esses nutrientes sejam aproveitados pelo nosso organismo, a melhor forma de consumir essas frutas é in natura, porque quando preparadas em receitas que promovem o cozimento, as propriedades nutricionais se perdem. Mas atenção, antes do consumo, essas frutas devem ser bem higienizadas para não haver problemas com contaminação, como por exemplo, pelos agrotóxicos.

Suco Frutas Vermelhas.


Ingredientes:
- 100g de morango
- 50g de framboesa
- 50g de amora preta.
- açúcar ou adoçante a gosto.

Preparo: Bata todos os ingredientes com 400ml de água gelada e sirva em seguida.

OBS: rendimento: 1 porção de 500ml. Lembrando que qualquer tipo de suco deve ser tomado imediatamente para que não se percam seus nutrientes.



*Patrícia Tiemi é nutricionista em Londrina

Coentro


Por: Chef Djalma Araújo*

Quando fui convidado para escrever sobre o tema Aromas e Temperos, imediatamente me remeti infância. Certos aromas sentidos nessa fase de minha vida me trazem até hoje lembranças de almoços e lanchinhos, preparados por minha avó paterna, figura com a qual passava muito tempo do meu dia.
Dessas lembranças, um dos temperos de presença mais marcante é o coentro, erva muito utilizada na cozinha nordestina brasileira e em várias outras do mundo, como a asiática (atribui-se ao coentro o poder da imortalidade) e a tailandesa, com a qual me identifico tanto. Pode ser usado fresco ou seco, todas as partes da planta, inclusive caule, raízes e sementes. Além disso, o coentro não é uma erva de fácil aceitação no paladar ocidental, ou você gosta muito ou não gosta nada, não há meio termo.
Com folhas verdes que lembram muito as folhas da salsa, e flores brancas e rosadas, o coentro é uma planta que atinge entre 15 a 50 centímetros de altura e tem como origem o Egito. Ainda em relação a história desse tempero, durante a Idade Média ele era utilizado como remédio afrodisíaco.
Defendo o uso desse aroma, que quando empregado em receitas simples as transformam em experiências gustativas inesquecíveis, e proponho aos que, por preconceito ou por não terem tido acesso a essa planta tão intensa, experimente esta combinação antes de qualquer crítica: tomatinhos cereja, regados com limão rosa, coentro fresco, azeite, sal e pimenta, de preferência a vermelha fresca. Você vai ter uma grata surpresa!

*Djalma Araújo é chefe de Cozinha em Londrina.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pego Pelo Estômago.




Uma grata surpresa fez a mesa do cinema nacional em 2007. O filme Estômago, dirigido por Marco Jorge e estrelado pelo competente João Miguel (Cinemas, Aspirinas e Urubus). Na trama, Raimundo Nonato (João Miguel), vai para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Logo que desembarca na rodoviária é contratado como  faxineiro em um bar e logo descobre um talento nato para a cozinha, ao preparar pela primeira vez uma boa e brasileira coxinha, o que transforma o bar num sucesso. Com o sucesso do estabelecimento, Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, contrata Raimundo como assistente de cozinheiro. Nesse lugar o personagem descobre o amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento), quem logo conquista pelo estômago, e com  quem logo descobre também ser essa, como o sexo, uma auspiciosa forma de governar quem quer que atravessa o seu caminho.
Estômago foge à regra do tradicional cinema gastronômico por trazer ao espectador tanto o tempero nacional à comida quanto ao contexto em que ela é empregada, alimentando, literalmente os instintos mais animais do ser humano.
A história é inspirada no conto “Preso pelo Estômago”, do livro “Pólvora, Gorgonzola e Alecrim”, de Luca Silvestre. As filmagens aconteceram durante cinco semanas, nas cidade de Curitiba e São Paulo. Toda a finalização do filme aconteceu na Itália, em Milão e Roma.
Ganhou os prêmios de Melhor Filme Ator (João Miguel), no Festival de Punta Del Este, Melhor Filme no Festival do Uruguai; Melhor Filem e Melhor Ator (João Miguel), na Semana Internacional de Cinema de Valladoid; ganhou troféu Redentor de Melhor Filme – Voto Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (João Miguel) e o Prêmio Especial do Júri (Babu Santana), no Festival do Rio 2007.

Por: Luiz Bartelli Júnior.

O mundo dos vinhos e seus prazeres.





Curiosidades Sobre o Tão Fantástico Mundo dos Vinhos


Um dos maiores prazeres do mundo do vinho é o de descobrir novidades. Vinhos de regiões desconhecidas ou  produzidos com uvas diferentes, por exemplo, podem ser alguns dos maiores achados dos apreciadores de um bom vinho.
Para desfrutar destes prazeres, recomendo sempre a procura de importadoras ou lojas de vinhos, que geralmente ofertam vários exemplares de cada estilo aos mais diversos paladares.
Além disso, existem centenas de premiações mundo afora que podem servir de referência na hora de selecionar a garrafa certa. Assim, sempre que estiver em um restaurante, procure o somellier, que é o profissional especializado em indicar opções para que a refeição escolhida seja melhor harmonizada.
Abra seus horizontes, deixe novos sabores virem a mesa, afinal, no mundo da gastronomia, sempre vale a pena descobrir novidades!

Saúde.

sábado, 7 de maio de 2011

Cozinha Tailandesa



Por: Chef Djalma Araújo*

Arroz Com Abacaxi.

Ingredientes:
4 xícaras de arroz já cozido
2 pimentas vermelhas frescas
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de óleo vegetal
2 xícaras de abacaxi picado
1 colher de sobremesa de curry em pó
1 colher de sobremesa de gengibre
½ xícara de coentro fresco picado
Cebolinha verde para decorar.

Modo de Preparo:
Coloque numa panela do tipo wok o óleo vegetal, o alho e as pimentas vermelhas picadas. Junte o pó de curry e o gengibre, deixe refogar, junte o abacaxi e o arroz e misture bem, coloque o coentro fresco picado e decore com a cebolinha picada grosseiramente.
Experimente esse arroz acompanhado de carne de porco picante....FICA UMA DELÍCIA!

Caramelo com Pêra ?




Por: Chef Júlio Olveira*
Pêra Cozida ao Açafrão e Caramelo

Modo de Preparo:

Descaque as peras e retire o miolo.Coloque as peras em uma panela e acrescente o vinho, o açúcar, o açafrão da terra, a casca de limão, a canela , o cravo e água suficiente para cobrir as peras.Leve a fervura e abaixe o fogo.Cozinhar em fogo brando por 15 a 20 minutos.
Este tempo pode variar  de acordo com o tamanho e a maturação das peras.Deixar esfria-las na calda do cozimento.

Para o caramelo em uma panela, colocar o leite a canela, o açúcar e o bicarbonato diluído em um pouco de água.Levantar fervura e cozinhar em fogo brando mexendo sempre.Cozinhar por cerca de duas horas e meia , até que descole do fundo da panela.
Passe por uma peneira ainda quente e deixe esfriar.

Para servir ,fazer pequenos queneles com o caramelos e posicionar a pêra decorar com uma pouco da calda do cozimento ou com um coulis de frutas vemelhas.

Arroz Arbóreo, Abóbora, Porcini.... Hummm



Por: Chef Júlio Oliveira

Risoto de Porcini e Abóbora


Hidratar o porcini em água, quando estiverem macios,retirar e espremer suavemente e
reservar.
Para a abóbora, refogar a de cebola, alho e colocar a abóbora e um pouco de água, até
que fiquem macias.Quando pronto, passar por um passador de legumes e reservar.

Para o chips de parmesão,pegar uma frigideira anti-aderente aquece-la e posicionar um anel de metal no centro e polvilhar o queijo e esperar que o queijo derreta e comece a ganhar cor.Quando atingir a cor deseja desligar e esperar esfriar,para retirar do anel.

Para o risoto, aquecer o azeite ,colocar a cebola finamente picada e o alho,adicionar o porcini e  colocar o arroz e refogar rapidamente.
Colocar o vinho e mexer bem e sempre.Secar bem o vinho para que não fique ácido o risoto, quando estiver seco começar adicionar a água ou o caldo ,aos poucos, mexendo
sempre para melhor liberação do amido.Na metade do cozimento, corforme o fabricante, adicionar o purê de abóbora.Quando o risoto estiver quase pronto adicionar
a manteiga e mexer.Finalizar o cozimento do risoto e retirar do fogo para adicionar o queijo ralado.

Para servir colocar o risoto em um prato e posicionar o chips de parmesão , servir rapidamente para que o chips de pamesão se mantenha crocante.

Mama Mia... Massa



Por: Chef Júlio Oliveira*
Penne ao Pomodoro com Rúcula

Para o molho:
Aquecer o azeite, e refogar a cebola, o alho e o salsão.Colocar os tomates cortados grosseiramente e um pouco de água.Colocar as ervas(louro, orégano fresco,alecrim e
Manjericão) e cozinhar por cerca de  40 minutos. Quando pronto passar por um passador de legumes,voltar na panela ajustar sal e pimenta do reino  e reservar.

Colocar o macarrão em água fervente,quando estiver pronto misturar ao molho.Finalizar
com a rúcula e misturar.Colocar no prato e finalizar com um fio de azeite.

Receita Versátil




Por: Chef Júlio Oliveira*
Panzanella


Retirar pele e sementes do tomate e corta em cubos.Cortar o pão italiano amanhecido em cubos no mesmo tamanho dos tomates e reservar.Secar opresunto de parma no forno entre duas folhas de papel manteiga com um peso por cima, pode ser uma assadeira, para que não enrugue.Passar as anchovas por uma peneira fina para retirar as espinhas.

Em uma bacia colocar as anchovas um pouco de azeite e misturar.Colocar o pão o tomate e com um garfo misturar com cuidado, não amassar demais os tomates com o pão.Ajustar sal,pimenta  e colocar a cebolinha finamente picada.

Para a montagem colocar as folhas no prato com um pouco de sal e azeite.  Com um anel enformar a panzanella.Retira o anel na hora de servir.Finalizar com a fatia de presunto de parma e um fio de azeite.


Dupla Imbatível: Batata e Bacalhau




Por: Chef Júlio Oliveira*
Brandade de Bacalhau

Dessalgar o bacalhau, depois cortar em tiras
Cozinhar as batatas com casca em ponto de pure
Retirar pele e sementes do pimentão e cortar em tiras de 5 cm
Tomates cereja cortados em quatro
Retirar o caroço das azeitonas e cortar em tiras
Picar a salsinha

Para a salada colocar o pimentão em tiras ,as azeitonas e tomate numa vasilha e temperar com sal ,pimenta do reino, salsinha e azeite e reservar.

Aquecer uma panela com azeite, refogar a cebola e o alho e colocar o bacalhau, com uma folha de louro.Quando o bacalhau estiver cozido espremer as batatas,ainda quente
no bacalhau e misturar bem.Colocar o creme de leite aos poucos,para que fique em consistência de pure.Finalizar com a salsinha e ajustar sal e pimenta do reino moída na hora.

Para a montagem colocar a salada no centro do prato e colocar a brandade por cima .
Finalizar com um fio de azeite.